Tradutores

Tona Riggio

Criado em: 31 de Agosto de 2024
Editado em: 3 de Janeiro de 2025

O nome de solteira de Tona Anne Riggio é Tona Pietrillo (encontram-se também as variações de seu sobrenome como Pistrillo e Pertrillo). Nasceu em 10 de agosto de 1939, filha de Anthony e Marie Pietrillo, em Massachusetts, Estados Unidos.[1] Riggio tem um irmão, Robert. Seu pai era dono de um posto de gasolina e sua mãe era dona de casa.[2] Ela casou-se com o também tradutor Edward A. Riggio, com quem teve um filho, Philip, e ficou viúva em agosto de 2005.[3]

A tradutora frequentou a Wakefield High School em Massachusetts, onde participou do clube de francês e já demonstrava interesse em ser professora.[4] Riggio graduou-se pela Universidade Tufts e realizou o mestrado na Universidade de Pittsburg. Em 1968, ela trabalhou como professora de francês e espanhol na Bethlehem Central High School em Nova York.[5] Após continuar sua educação no Loyola College, ela foi vice-diretora de um dos setores da Mercy High School, em Baltimore, Maryland,[6] e mais tarde trabalhou como pesquisadora e professora no Union College de Nova York.

Após uma viagem pelo sudoeste da Europa, Riggio e seu esposo, também professor no Union College, desembarcaram no Brasil para o desenvolvimento de suas pesquisas sobre a literatura brasileira no início da década de 1970. Não sabemos exatamente como aconteceu o primeiro contado dos Riggio com o livro Fronteira de Cornélio Penna (publicado em 1935), mas os dois trabalharam na tradução do gótico brasileiro, que foi publicada como Threshold em janeiro de 1975 pela editora Franklin Pub. Co. da Filadélfia. Nos agradecimentos da edição em inglês, o casal citou Dona Maria Odília de Oliveira Penna, viúva do autor do livro, agradecendo-a o consentimento de tradução que possibilitou o acesso à obra para o público de língua inglesa (Antunes e Silva, 2023).

 

__________

[1] CHELSEA. Agência do Censo dos Estados Unidos. Décimo sexto censo dos Estados Unidos. Tona Pertrillo, 1940.

[2] CHELSEA. Agência do Censo dos Estados Unidos. Censo de população e moradia. Anthony Pietrello, 1950.

[3] LEGACY. Edward Riggio obituary. [s.l.]: Legacy, [2024].   

[4] ECHO YEARBOOK. Wakefield: Wakefield High School, 1957, p. 87.

[5] COMMENCEMENT. Delmar: Bethlehem Central High School, 1968, p. 44.

[6] CARMEN PRICE. Baltimore: Mercy High School, 1988, p. 50.  

 

 

Tradução

PENNA, Cornélio. Threshold. Tradução Edward A. Riggio e Tona Riggio. Philadelphia, PA: Franklin Publishing Company, 1975.

 

 

Como citar o verbete

MORINAKA, Eliza Mitiyo; JESUS, Graziele Silva. Tona Riggio. In: LITERATURA BRASILEIRA TRADUZIDA. Perfil de tradutores/as. Disponível em: https://literaturabrasiltraduzida.com.br/detalhe/88/Acesso em: dia/mês/ano.

 

 

 

Referências bibliográficas

Entrevistas