Tradutores

Marie McDavid Barrett

Criado em: 31 de Agosto de 2024
Editado em: 30 de Março de 2025

Filha do engenheiro de campo, linguista, autor e professor, Raven Ioor McDavid, e de Marie Louise van den Heuvel Henderson McDavid, Marie Hamilton McDavid nasceu na cidade de Greenville, Carolina do Sul, Estados Unidos, em 18 de outubro de 1914 e faleceu em 3 de setembro de 2006 na cidade de Durham, Carolina do Norte, aos 91 anos.[1] Ela casou-se com Linton Lomas Barrett em maio de 1937,[2] com quem teve uma filha, Ellen Marie Barrett, nascida em 1946.  Nossa personagem foi secretária no Departamento de Inglês do Instituto Militar da Virgínia por muitos anos.[3] Apesar de não ter sido possível encontrar informações sobre sua própria educação formal, sabemos que ela utilizou o sistema Calvert para educar em casa sua filha Ellen, acometida por uma doença na infância.[4]

A tradutora é descendente de Alexander Hamilton (1755 ou 1757-1804), um dos “pais fundadores” dos Estados Unidos. Alexander foi o primeiro secretário do tesouro do país e um dos responsáveis pela criação da constituição, após ter participado na Revolucionária Americana. O rosto de Hamilton está na nota de dez dólares.[5] Seu neto, o general Alexander Hamilton (1815-1907), é bisavô de Marie Barret por parte de sua mãe, Marie Henderson.[6]

Entre 1988 e 1991 Marie Barrett doou manuscritos, documentos, recibos e certificados relacionados a família Hamilton datados de 1768 a 1930, para a biblioteca de livros e manuscritos raros da Universidade de Columbia em Nova York, totalizando 572 itens em 3 caixas.[7] O catálogo dos documentos doados pode ser encontrado no site da Columbia University Libraries, onde é possível solicitar acesso aos arquivos por meio de agendamento. É permitida a reprodução do material para fins de pesquisa acadêmica sobre os membros da família, atividades e eventos históricos em que estiveram envolvidos como A Guerra México-América e a Guerra Civil.[8]

Juntamente com seu marido, Linton L. Barrett, Marie traduziu As Américas e a civilização, livro do romancista, político, antropólogo, historiador e um dos fundadores da Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro.[9] O livro foi traduzido e publicado como The Americas civilization pela editora Allen & Unwin em 1971. Traduziu, também em colaboração com Linton, o livro O senhor embaixador, de Érico Veríssimo, publicado em 1967 como His Excellency, the ambassador, pela Macmillan Company.

 

__________

[1] ARCHIVES. Marie Hamilton. Lehi: Archives, [2024]. 

[2] ARCHIVES. Marie Hamilton’s census. Lehi: Archives, [2024]. 

[3] LGBTQ RELIGIOUS ARCHIVES NETWORK. Rev. Ellen Barrett. Chicago: LGBTQ religious archives network, [2024]. 

[4] LGBTQ RELIGIOUS ARCHIVES NETWORK. Rev. Ellen Barrett. Chicago: LGBTQ religious archives network, [2024]. 

[5] THE GEORGE WASHINGTON PRESIDENTIAL LIBRARY. Alexander Hamilton. Mount Vernon: The George Washington Presidential Library, [2024]. 

[6] ARCHIVES. Marie Henderson. Lehi: Archives, [2024]. 

[7] COLUMBIA UNIVERSITY. Marie Barrett Donations. Nova York: Columbia University, [2024]. 

[8] COLUMBIA UNIVERSITY LIBRARIES. Hamilton family papers, 1768-1930

[9] ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, [2024]. 

 

Traduções

RIBEIRO, Darcy. Americas and civilization. Tradução Linton L. Barrett e Marie McDavid Barrett. London: Allen & Unwin, 1971.

VERISSIMO, Erico. His Excellency, the ambassador. Tradução Linton L. Barrett e Marie McDavid Barrett. New York: Macmillan Company, 1967.

 

 

Como citar o verbete

MORINAKA, Eliza Mitiyo; JESUS, Graziele Silva. Marie McDavid Barrett. In: LITERATURA BRASILEIRA TRADUZIDA. Perfil de tradutores/as. Disponível em: https://literaturabrasiltraduzida.com.br/detalhe/104/. Acesso em: dia/mês/ano.

Referências bibliográficas

Entrevistas